Evento
Apresentação
A Ciência do Solo consolidou-se com o próprio desenvolvimento da civilização. Inicialmente pela constatação da relação de causa e efeito entre a fertilidade e produtividade. Há, por exemplo, registros da região da Macedônia que há 2.500 a.C. já associava-se a produtividade da cevada à fertilidade do solo. No épico poema grego a Odisséia (900 a 700 aC) há, também, referências à aplicação de esterco às videiras. Na idade média, o foco foi a compreensão dos fatores determinantes de crescimento e desenvolvimento das plantas. Assim, até o século XIX prevalecia a visão de que o húmus era o único responsável pelo crescimento das plantas. Nessa época o químico alemão Justus von Liebig (1803–1873) apresentou resultados experimentais que deram sustentação à teoria mineralista de nutrição das plantas.
A partir de então o escopo da Ciência do Solo ampliou-se abarcando conhecimentos de geologia, mineralogia, geomorfologia, biologia e química. Concomitante com a evolução do homem, a Ciência do Solo tornou-se complexa em seu próprio contexto, além de estar inter-relacionada com outras ciências. Na atualidade destacam-se demandas da sociedade que estão diretamente relacionadas com o uso dos solos, tais como: a produção de alimentos e de energia renovável, o controle da emissão de gases do efeito estufa, a conservação e produção de água e, ainda, a própria ocupação do espaço urbano. Nesse sentido, os cientistas do solo têm hoje papel de destaque na construção de um planeta sustentável.
O evento
O Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS) foi criado pelos Discentes e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) do Departamento de Solos da UFV em 2010. Tendo como propósito constituir um fórum com periodicidade regular para a análise e reflexão do conhecimento atual e de suas aplicações e das demandas futuras da sociedade no âmbito desta Ciência. O objetivo principal do SMCS, que está na sua VIII edição em 2024, é oferecer ao público uma abordagem multidisciplinar de diferentes áreas da Ciência do Solo. Neste ano ele e acontecerá paralelamente a XXI RBMCSA, sendo que nessa edição será dada ênfase às diferentes faces do estudo acerca da temática “Agricultura de Montanha”.
Para saber mais sobre a história do Simpósio Mineiro de Ciência do Solo consulte o site permanente do evento.
Histórico
Os Discentes e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) do Departamento de Solos da UFV criaram o Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS) com o propósito de constituir um fórum com periodicidade regular para a análise e reflexão do conhecimento atual e de suas aplicações e das demandas futuras da sociedade no âmbito desta Ciência. O tema do primeiro SMCS realizado em 2010 foi “O papel da Ciência do Solo na produção vegetal sustentável”. O segundo SMCS realizado em 2013 teve como tema “Fertilidade do solo: conhecimentos, aplicações, interfaces e desafios”. Na terceira edição realizada em 2015 o tema foi “Agricultura conservacionista – conhecimentos, aplicações, interfaces e desafios”. E na quarta edição realizada em 2017 o tema foi “Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências”, abordando-se às técnicas de Levantamento, Classificação e Mapeamento de Solos e sua relação com a produção de novos conhecimentos científicos e suas aplicações, as interfaces com outras Ciências e seus desafios futuros. Na sua quinta edição realizada em 2019, o tema “Agroecologia e a compreensão do solo como fonte e base da vida” foi abordado dando ênfase à agroecologia, como ferramenta para garantir segurança alimentar e qualidade ambiental em suas ações. Já em nossa sexta edição do Simpósio Mineiro de Ciência do Solo realizado em 2021, com o tema “Matéria Orgânica do Solo: Avanços e Desafios”, o objetivo foi oferecer ao público uma abordagem multidisciplinar de diferentes áreas da Ciência do Solo, sendo dada ênfase às diferentes faces do estudo acerca da matéria orgânica do solo. Em nossa sétima edição, que será realizada este ano (2023), abordaremos o tema “Química e Mineralogia do Solo: Bases e aplicações para a sustentabilidade ambiental”.
Comissão Organizadora VII SMCS
Presidente
Professor Teogenes Senna de Oliveira
Coordenação Geral
Karin da Costa Ribeiro Ferraz
Professor Teogenes Senna de Oliveira
Comissão de Infraestrutura e Informática
Professor Igor Rodrigues de Assis
Santiago Souza Lacerda
Cintia Dayrane Duarte Moreira
Dayane Aparecida de Oliveira Araújo
Vivian Catherine Rueda Díaz
Comissão de Secretaria
Mairon Neves de Figueiredo
Professor Raphael Bragança Alves Fernandes
Alex Lalas Silva da Silva
Mairon Neves de Figueiredo
Maria Nascimento Oliveira
Comissão de Minicursos e Viagens Técnicas
Professora Isabela Cristina Filardi Vasques
Jeani Moreira de Oliveira Sandin
Alex Xavier Pinheiro
Guilherme Henrique Queiroz e Vieira
Professor Gustavo Franco de Castro
Marcelo Batista Krause
Maria Carolina da Silva Vieira
Comissão Financeira
Professor Clever Briedis
Jhuliendri Bortoluzzi Genova
David Gabriel Campos Pereira
Professor Dener Márcio da Silva
Murilo Ferre de Mello
Vanessa Maria de Souza Barros
Comissão de Comunicação
Professor Francis Henrique Tenório Firmino
Laura Aparecida Félix de Almeida
Professor Bruno Montoani
Júlia Palhares Gomes Diniz
Luana de Pádua Soares e Figueiredo
Comissão Sociocultural
Fabricio Morais Rosa
Professor Francis Henrique Tenório Firmino
Rebeca Lorena Costa Ferreira
Saulo Henrique Barroso
Comissão Científica
Professor Marcos Gervasio Pereira
Fernanda Zeidan Oliveira
Ana Paula Vargas de Barros
Doutor Fabiano de Carvalho Balieiro
Professor Genelício Crusoé Rocha
Doutor Guilherme Kangussú Donagemma
Professor Gustavo Franco de Castro
Gustavo de Oliveira Alves
Hélio Alves Pereira Filho
Professor José João Lelis Leal de Souza
Jorge Iván Babativa Cortés
Professor Marihus Altoé Baldotto